Igreja de 500 anos tem energia gerada por painéis solares.
A capela do King’s College é uma instituição britânica, visitada por milhares de fiéis todos os anos, especialmente em celebrações cristãs como o Natal e a Páscoa. A construção de 500 anos de idade agora simboliza algo mais, a intenção da Igreja Anglicana de se integrar aos esforços do século 21 em mitigar os efeitos da mudança climática causada por atividades humanas.

No ano passado, a faculdade começou a instalar 438 painéis solares no telhado da capela, um símbolo de mudança “altamente visível e um tanto controverso”, relata reportagem da agência Bloomberg. Um trabalho que alcançou seu auge neste domingo de Páscoa, quando a missa foi celebrada com energia 100% limpa, gerada pelo Sol.
A Igreja Anglicana, com os seus 16 mil locais de culto no Reino Unido, estabeleceu uma meta para atingir zero emissões líquidas até 2030, ou seja, tornar-se neutra em carbono, deixando assim de contribuir para o aquecimento global.

Gillian Tett, reitora do King’s College, diz que espera que o projeto ajude outras igrejas a “imaginar o que costumava ser inimaginável” e a instalar elas próprias painéis solares.

Tradicionalmente, as igrejas cristãs no Reino Unido estão voltadas para o leste – o que significa que um lado dos seus telhados está inclinado para o sul e bem posicionado para receber energia solar, acompanhando o movimento do Sol.
A sua energia é o nosso negócio.