Inovação em energia: 4 tendências presentes no Brasil.
A demanda por energia no Brasil deve crescer 14% nos próximos cinco anos, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Este crescimento é impulsionado pela digitalização da economia, automação industrial, serviços de data centers e mudança da matriz energética na mobilidade.
Diante desse cenário, as empresas precisam adotar estratégias para otimizar o consumo de energia, reduzir custos operacionais e minimizar o impacto ambiental. Isso envolve não apenas a implementação de tecnologias mais eficientes, mas também a mudança de práticas e comportamentos relacionados ao uso de energia. A CPFL Soluções aposta em quatro tendências para o futuro da energia das empresas que já estão presentes no Brasil. Conheça cada uma delas aqui:
1. Descarbonização
A descarbonização é uma tendência global que visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa, principalmente o CO2. No Brasil, essa tendência se manifesta através da expansão de fontes de energia limpa e da adoção de tecnologias de captura e armazenamento de carbono.
2. Eficiência energética
A eficiência energética visa maximizar o uso da energia, reduzindo desperdícios e otimizando processos. No Brasil, programas como o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) têm impulsionado essa prática.
3. Novas formas de consumo de energia
O mercado livre de energia é uma tendência em crescimento no Brasil, permitindo que empresas ligadas em alta tensão escolham de quem comprar energia. Esse modelo oferece maior flexibilidade e potencial de economia para as empresas.
4. Transformação digital
A digitalização é um dos principais catalisadores da transformação do setor elétrico brasileiro. Ela oferece aos consumidores e às empresas uma experiência mais ágil, personalizada e econômica, diante de inovações na contratação e gestão do consumo da energia elétrica.
A sua energia é o nosso negócio.