IPCC: emissões precisam cair agora
Relatório síntese do Painel. Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) afirma que o tempo é curto para 1,5°C, mas há um caminho.
O tempo é curto, mas há um caminho
Ainda dá tempo de manter a temperatura em 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. Serão necessárias reduções “profundas, rápidas e sustentadas” das emissões em todos os setores nesta década.

“As emissões precisam cair agora, e serem cortadas quase pela metade até 2030, se essa meta tiver alguma chance de ser alcançada”, diz a ONU.

A boa notícia é que já temos a tecnologia e o dinheiro necessários para isso. É uma questão de escolha política, comenta Mercedes Bustamante, presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e uma das autoras do relatório.

A solução proposta pelo IPCC é o “desenvolvimento resiliente ao clima”, que envolve a integração de medidas de adaptação e mitigação.

Acesso à energia limpa, eletrificação com baixo teor de carbono, transporte com zero e baixo teor de carbono e melhoria da qualidade do ar são alguns exemplos.

“Essas opções existem, são viáveis e de baixo custo, podem nos ajudar a reduzir emissões e, ao mesmo tempo, contribuir para a adaptação à mudança climática”, observa a cientista.

“Hoje, é muito claro que a primeira ação importante à adaptação climática é investir fortemente nas ações de mitigação”.

A sua energia é o nosso negócio.