Japão surpreende com nova fonte de energia: eletricidade gerada pela neve.
Nos últimos anos, diante de tantas mudanças climáticas e de relações comerciais no mundo, passamos a refletir mais sobre como desenvolver novos métodos para gerar eletricidade. Hoje, os países estão apostando mais em energia renovável via sistema eólico e solar; e também estão aprimorando os sistemas nucleares. Contudo, os japoneses estão lançando uma nova ideia, bem revolucionária e controversa: geração de energia por meio da neve.
A equipe da startup de TI Forte, sediada na cidade, e da Universidade de Energia e Comunicações (UEC Tóquio) propôs uma solução interessante, gerar eletricidade limpa e acessível por meio de uma tecnologia testada em piscina de prédio escolar abandonado. O método se baseia em utilizar tubos de calor para fornecer ar frio e ar quente. Mas seria preciso abundância de neve e ar em temperatura alta para alimentar e mover uma turbina, dando origem a uma corrente de convecção no refrigerante do mecanismo, gerando assim a eletricidade.
Resumindo, a intenção é trabalhar com as diferenças de temperatura para obter energia. O problema é que, para isso funcionar, teria que se juntar grandes instalações de armazenamento de neve. Além disso, ter um fornecimento contínuo de ar quente em regiões com neve, o que não é fácil. Por essa razão é que os pesquisadores estão conduzindo, neste momento, estudos de viabilidade do método proposto. De antemão, uma solução proposta é aproveitar o ar quente das fontes termais também existentes na região.
A sua energia é o nosso negócio.