Mais de 773 milhões de pessoas não têm acesso à energia elétrica.
Um novo relatório publicado pela IRENA (Agência Internacional para as Energias Renováveis) apontou que mais de 733 milhões de pessoas em todo mundo ainda permanecem sem acesso à energia elétrica nos dias atuais.

Trata-se de um montante que representa cerca de 9% do total de aproximadamente 8 bilhões de habitantes que o planeta possui atualmente.

No entendimento da IRENA, a falta de acesso à rede elétrica por parte destas pessoas poderia ser menor caso as comunidades isoladas em que a maioria delas vivem recebessem a instalação de sistemas de energia solar.

“Os sistemas de energia fora da rede e descentralizados surgiram como uma alternativa para facilitar o acesso à energia e a resiliência de maneira flexível e adaptável, especialmente na África Subsaariana e no Sul da Ásia, que enfrentam algumas das maiores lacunas do mundo nas taxas de acesso à energia”, analisa o estudo.

A Agência destaca também que nestas regiões as comunidades sem acesso à eletricidade costumam usar fontes de iluminação poluentes e caras, como lamparinas ou velas a querosene, cuja fumaça pode causar sérios problemas de saúde, enquanto a falta de eletricidade nos centros de saúde pode resultar em resultados desastrosos para os pacientes

A sua energia é o nosso negócio.