Máquina usa energia solar para transformar CO2 e plástico em combustível.
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, construiu uma máquina que transforma dióxido de carbono (CO2) e resíduos plásticos em combustível sustentável e outros materiais valiosos, usando apenas energia do Sol para isso.
Conforme detalhado em um novo estudo publicado na revista Nature Synthesis, o sistema “fotoeletroquímico” da máquina é único não apenas em sua capacidade de transformar subprodutos destruidores da Terra, como CO2 e plásticos, em materiais úteis e sustentáveis, mas também em trabalhar com vários materiais ao mesmo tempo.
Segundo o coautor do estudo e químico de Cambridge, Subhajit Bhattacharjee, “uma tecnologia movida a energia solar que poderia ajudar a lidar com a poluição plástica e os gases de efeito estufa ao mesmo tempo poderia ser um divisor de águas no desenvolvimento de uma economia circular”.
Bhattacharjee explica que o reator, que possui dois compartimentos construídos separadamente para gases de efeito estufa e resíduos plásticos, usa um absorvedor de luz chamado perovskita, uma “alternativa promissora ao silício para células solares de próxima geração”.

Um catalisador químico – que pode ser alterado e ajustado dependendo da saída da máquina – é incorporado ao absorvedor de luz.

A sua energia é o nosso negócio.