Marco regulatório do hidrogênio verde deve ser enviado ao Congresso em dezembro, diz ministro.
O marco regulatório sobre hidrogênio verde e outros combustíveis novos deve ser enviado ao Congresso até dezembro, disse o ministro Alexandre Silveira, das Minas e Energia, nesta quinta (28).
“Já existe uma discussão de alguns projetos no Congresso Nacional. Nós vamos enviar o marco regulatório do hidrogênio até dezembro deste ano”, disse Silveira. “Estamos sendo vanguardistas nessa legislação. Estamos criando um marco para o diesel verde, aumentando a mistura do biodiesel, estamos integrando as políticas de descarbonização da mobilidade de transporte no Brasil”, prosseguiu.
Um dos entraves para o avanço de novos combustíveis no Brasil, como hidrogênio verde e SAF (Combustível Sustentável de Aviação) é a falta de regulação, que definirá regras para taxação, venda, uso, transporte e armazenamento dos novos produtos, que ainda estão sendo desenvolvidos.
Silveira conversou com repórteres durante visita à Unifei (Universidade Federal de Itajubá). Ele compareceu à inauguração do CH2V, primeiro centro de pesquisa em hidrogênio verde do Brasil. O espaço foi criado com financiamento do governo alemão.
O novo centro estudará o uso de hidrogênio verde em processos industriais, na geração de energia elétrica e na mobilidade urbana, como em ônibus. Está prevista também a criação de parcerias com empresas, como siderúrgicas instaladas em Minas Gerais.
A sua energia é o nosso negócio.