Mobiliário urbano gera energia solar e permite carregamento sem fio.
Bancos que geram energia solar acabam de ser instalados na Universidade da Califórnia Dominguez Hills, nos EUA. Fornecidos gratuitamente à instituição, os bancos oferecem aos alunos, professores e visitantes, um local conveniente para descansar ao passo que é equipado com recursos de carregamento de dispositivos -, todos alimentados por energia solar.
Ter grandes usinas solares e eólicas para abastecer energeticamente as cidades é primordial. Entretanto, os pequenos sistemas também têm o seu valor. O banco solar é uma prova viva de como a tecnologia limpa pode ser inserida de forma prática e útil na vida cotidiana por meio dos mobiliários.
Desenvolvido pela empresa Bluebolt Outdoor, o “The Bench” é um banco solar que opera inteiramente fora da rede, contando com painéis solares monocristalinos de 135 W de potência e 21,6% de eficiência. A energia solar gerada é armazenada em uma bateria de lítio dentro da unidade. Tal configuração permite o carregamento do próprio dispositivo e ainda leva iluminação adicional ao campus durante a noite -, com energia armazenada suficiente para durar até cinco dias.
Sua tecnologia permite oferecer carregamento sem fio para os dispositivos dos estudantes, como telefones e tablets, e incluem um ponto de acesso Wi-Fi. Além disso, cada bancada possui dois painéis publicitários retroiluminados, o que cria oportunidades de negócios.
O assento ainda é equipado com sensores ambientais para monitorar a qualidade do ar, além de detectar inundações e incêndios. Tais características podem gerar dados especialmente relevantes para grupos de pesquisa em universidades.
A sua energia é o nosso negócio.