Noruega terá navios com velas solares gigantes abastecidas pelo ‘sol da meia-noite’.
A companhia de cruzeiros de aventura Hurtigruten Norway revelou planos para uma embarcação elétrica, com emissões de carbono zero e velas retráteis cobertas por painéis solares, que deve entrar em operação em 2030, mostra reportagem da CNN.
Atualmente, a empresa norueguesa tem uma frota de oito navios, com capacidade para 500 passageiros cada, que viajam ao longo da costa norueguesa de Oslo até o Círculo Polar Ártico.
A nova embarcação terá seus painéis solares abastecidos pelo sol que brilha 24 horas no verão norueguês.
A empresa vem buscando soluções de transporte sustentável há tempos. Em 2019, lançou o primeiro navio de cruzeiro híbrido e alimentado por bateria do mundo. Atualmente, a companhia de cruzeiros de aventura está em processo de converter o resto de sua frota de expedição para energia híbrida de bateria.
Ao longo dos próximos dois anos, a Hurtigruten Norway testará as novas tecnologias antes de finalizar o projeto em 2026, com intenção de iniciar a produção no estaleiro em 2027.
O primeiro navio com emissões zero deve começar a navegar em águas norueguesas em 2030. Depois disso, a empresa espera transformar gradualmente toda a sua frota em embarcações de emissão zero.
A sua energia é o nosso negócio.