Nova bateria ferro-ar é 10x mais barata que o lítio, dura 100 horas e pode revolucionar energia solar.
A fabricante de baterias Form Energy, dos Estados Unidos, anunciou a criação de uma nova tecnologia de bateria ferro-ar que consegue gerar autonomia de até 100 horas. A nova bateria pode ser usada no armazenamento de energias renováveis, como energia solar e eólica, sendo 10 vezes mais barata que uma bateria de lítio convencional.
A bateria barata aproveita o oxigênio para transformar o ferro existente na célula de energia em ferrugem e depois transformá-lo novamente em ferro. Esse processo de transformação entre o ferro e a ferrugem permite que a energia permaneça armazenada na bateria ferro-ar por muito mais tempo e de forma mais eficiente.
Segundo o CEO e fundador da Startup estadunidense Form Energy, Mateo Jaramillo, a empresa conduziu uma extensa revisão das tecnologias disponíveis e reinventou a nova bateria de ferro-ar para otimizá-la para o armazenamento de energia solar ou eólica por vários dias na rede elétrica.
Com esta nova tecnologia de bateria barata, foi possível disponibilizar energia limpa quando e onde ela for necessária, mesmo durante vários dias de clima extremo ou interrupções na rede.
Apesar de parecer muito vantajosa, a nova tecnologia possui problemas. Seria ótimo poder usar essa nova bateria barata e resistente em carros ou smartphones, mas as células de ferro-ar ainda são muito grandes e, cada uma, tem o tamanho de uma máquina de lavar roupas. Elas funcionam em enormes conjuntos, capazes de armazenar quantidades maiores de energia por longos períodos.
A sua energia é o nosso negócio.