Nova técnica converte água do mar diretamente em hidrogênio verde.
Agora, uma equipe de cientistas da RMIT University, na Austrália, desenvolveu uma maneira mais barata e energeticamente eficiente de produzir hidrogênio diretamente da água do mar, e pode ser um passo importante para a indústria de hidrogênio sustentável globalmente viável.
O novo método separa a água do mar diretamente em hidrogênio e oxigênio sem dessalinização. Esta é uma grande vantagem, já que a dessalinização é geralmente um processo caro e intensivo em energia, e também tende a produzir emissões de carbono.

Na verdade, quase todo o hidrogênio atual vem de combustíveis fósseis, e sua produção gera cerca de 830 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano. O hidrogênio verde, produzido pela divisão da água, é extremamente caro de produzir e, portanto, representa apenas cerca de 1% da produção total de hidrogênio em todo o mundo.
Os cientistas apresentaram patentes provisórias com base em seu método, detalhado em um estudo publicado na revista Wiley, Small. Os cientistas usaram um eletrolisador para enviar uma corrente elétrica através da água. Isso o divide em seus blocos de construção, hidrogênio e oxigênio.

Ao contrário dos métodos tradicionais que produzem grandes quantidades de cloro potencialmente prejudicial como subproduto, o novo método não produz cloro.

O método, explicam os pesquisadores, usa um eletrólito especial desenvolvido para trabalhar com água do mar, economizando energia e tornando-a utilizável

A sua energia é o nosso negócio.