Novo sistema produz água potável mais barata com energia solar.
O valor da conta de água pode cair drasticamente com a criação de pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). O novo equipamento utiliza a energia solar para realizar a dessalinização – retirada de sais minerais – da água, tornando-a potável.
Como não precisa de eletricidade para funcionar, o sistema deve diminuir significativamente os custos de produção de água. Os detalhes do projeto foram publicados pelos cientistas e a Universidade Jiao Tong de Xangai na revista Joule.
O sistema teve inspiração num processo que já ocorre na natureza: a circulação termohalina dos oceanos. A partir de correntes circulares de água, semelhantes a pequenos redemoinhos e juntamente com a energia solar, o dispositivo promove a evaporação da água, deixando o sal para trás no processo.
Em entrevista para a Electrek, Lenan Zhang, cientista pesquisador do Laboratório de Pesquisa de Dispositivos do MIT, explicou a semelhança com fenômeno:
– Segundo eles, se o sistema pode produzir cerca de 4 a 6 litros (1 a 1,5 galões) de água potável por hora, se for projetado para o tamanho de uma mala pequena
– Possui material que duram vários anos antes de precisa de trocar peças
– Considerando o desempenho, o equipamento conseguiria produzir água potável a preço mais acessível do que o método tradicional
Um dispositivo maior provavelmente produziria água potável suficiente para atender uma família pequena e abasteceria comunidades costeiras.
A sua energia é o nosso negócio.