“Ocean Based Climate Solutions”: como a engenharia pode proteger os oceanos e reduzir as emissões de CO2.
Os oceanos possuem um papel fundamental no equilíbrio do planeta. Eles contribuem para regular a temperatura e a circulação da atmosfera. E é claro que isso influencia no clima global. Mas, infelizmente, isto é um ciclo. Os próprios oceanos são impactados pelas mudanças climáticas, como o aquecimento global e a acidificação. Sem contar que o ser humano continua causando efeitos muito negativos na natureza, impactando severamente a biodiversidade marinha. É aí que entram as Ocean Based Climate Solutions ou Soluções Climáticas Baseadas no Oceano.
Os oceanos possuem uma capacidade de absorver e armazenar grandes quantidades de calor e dióxido de carbono (CO2) da atmosfera – cerca de 25% a 30% -, como um sumidouro natural, dissolvendo esses gases na água e transformando em matéria orgânica pela fotossíntese de organismos marinhos. Esses processos têm um impacto significativo no clima global e em seus padrões, e são influenciados por uma série de fatores, como temperatura, salinidade, ventos e correntes marítimas.
As soluções baseadas no oceano incluem uma série de ações e tecnologias, como, por exemplo:

– conservação e restauração de ecossistemas marinhos,
– criação de áreas marinhas protegidas,
– adoção de práticas de pesca sustentável,
– implementação de energias renováveis marinhas (como energia eólica e energia das ondas),
– captura e armazenamento de carbono nos oceanos,

O objetivo dessas soluções é reduzir as emissões de gases de efeito estufa e proteger o oceano e a biodiversidade marinha, enquanto promovem o desenvolvimento sustentável e a adaptação às mudanças climáticas.

A sua energia é o nosso negócio.