Os EUA obtiveram mais eletricidade este ano de energia eólica e solar do que de carvão.
Pela primeira vez na história, as energias eólica e solar superaram o carvão em um período de cinco meses, de acordo com a publicação do setor E&E News. Se a hidroeletricidade for contada como uma fonte renovável de energia, o período recorde dura mais de seis meses consecutivos, com as renováveis ​​superando o carvão na geração de eletricidade desde outubro do ano passado, de acordo com o EIA. Para efeito de comparação, até 10 anos atrás, as usinas a carvão produziam 40% da eletricidade do país.

«Em termos de custos de produção, as fontes de energia renováveis ​​– eólica e solar – são as mais baratas de utilizar. Assim, veremos cada vez mais esses registros”, disse Ram Rajagopal, professor de engenharia civil e ambiental da Universidade de Stanford.
Durante anos, a energia movida a carvão está em declínio, sendo suplantada pelo gás natural cada vez mais barato. Mas no ano passado, os preços do gás natural dispararam após o surto na Ucrânia, e o carvão começou a ganhar terreno à medida que algumas concessionárias nos EUA e na Europa firmaram contratos para fornecer eletricidade a partir de usinas movidas a carvão.

O consumo de carvão atingiu um novo recorde globalmente em 2022, mas nos Estados Unidos a recuperação durou pouco, pois as usinas a carvão são gradualmente desativadas. Neste ano, seis usinas movidas a carvão já foram fechadas nos Estados Unidos.

A sua energia é o nosso negócio.