Painel solar de dupla face gera mais energia e custa menos, diz estudo.
A ciência está sempre em busca de avanços no campo da energia solar. A última descoberta foi com a construção de um painel de dupla face, que pesquisadores fabricaram com nanotubos de carbono de parede única como eletrodos frontais e traseiros. O estudo sobre os painéis está publicado na Nature Communications.
O time que realizou o estudo continha cientistas do Instituto de Tecnologia Avançada de Surrey, no Reino Unido, junto a colegas da Universidade de Cambridge, da Academia Chinesa de Ciências, da Universidade Xidian e da Universidade de Zhengzhou, na China.
“Nossas células bifaciais podem coletar a luz solar dos painéis frontal e traseiro. Isso gera mais energia e depende menos do ângulo em que a luz as atinge”, explicou Jing Zhang, pesquisador do Instituto de Tecnologia Avançada de Surrey.

Zhang ainda acrescentou contexto: “Os nanotubos de carbono que usamos são muito transparentes e conduzem bem a eletricidade. Eles têm o potencial de trazer energia limpa ao alcance de milhões de pessoas – e estamos ansiosos para ver como nossa invenção será usada.”
Painéis solares com dupla face tem um potencial alto de gerar energia limpa:
– Os painéis podem gerar mais de 36 megawatts por centímetro quadrado.
– Além disso, o painel traseiro produziu quase 97% da energia que o painel frontal produziu.
– Em outros painéis de dupla face que existem no mercado, o lado traseiro só consegue produzir algo dentro de 75% a 95% do que produz a parte frontal.

A sua energia é o nosso negócio.