Pesquisadores da UFPB e da UFABC desenvolvem carregadores inteligentes com uso de energia fotovoltaica.
Um grupo de seis pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal do ABC (UFABC) está à frente de um estudo inédito, iniciado no último mês, para desenvolvimento de carregadores inteligentes para utilização em veículos elétricos, a partir do uso de energia solar fotovoltaica.

O projeto foi uma das 11 propostas selecionadas recentemente em uma chamada conjunta lançada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), para realização de projetos colaborativos entre os dois estados, e vai receber um financiamento no valor aproximado de R$ 190 mil.

A pesquisa é coordenada pelo docente Ivan Roberto Casella, da UFABC. Na Paraíba, a coordenação é do professor Darlan Fernandes, do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB. O estudo está sendo desenvolvido no Laboratório de Otimização de Sistemas Elétricos (LOSE) e no Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes (LabREI), ambos do referido Departamento.
A proposta do projeto, segundo o pesquisador da UFPB, é agregar tecnologias a uma SBCS (do inglês Smart Bidirectional Charging Station), que é uma estação de carregamento bidirecional inteligente, um sistema composto, entre outros elementos, por geradores fotovoltaicos, rede elétrica convencional e baterias para armazenamento de energia.
urante os dois anos de duração do projeto, a tecnologia será testada em laboratório. Um protótipo da estação de carregamento somente será desenvolvido em um novo projeto após a conclusão deste que está em andamento.

A sua energia é o nosso negócio.