Pesquisadores descobrem maneira econômica de reciclar painéis solares.
Primeiro, os painéis solares são despidos de sua estrutura de alumínio. Então, por meio de separação eletrostática, as células dessa estrutura são separadas para coleta de materiais valiosos, incluindo prata e cobre. Ao final, os painéis tem seu peso reduzido em 2% a 3% do original. O material recuperado é então enviado para uma refinaria para purificação e processamento.
Pablo Dias, principal autor do estudo, disse que é possível operar uma instalação de baixo volume capaz de gerenciar 1.000 toneladas de painéis solares por ano. Isso é aproximadamente equivalente a 50.000 painéis por ano, ou cerca de 4.100 painéis por mês, segundo informações do The Guardian.
Atualmente, a Austrália tem pouca capacidade para processar e reciclar painéis solares. Isso é considerado um problema cada vez mais urgente, pois a aceitação da energia solar significa que um número crescente de painéis terá que ser reciclado ao fim dessa década.

A Austrália deve gerar 145 mil toneladas por ano de resíduos solares fotovoltaicos até 2030. Nos Estados Unidos, a expectativa é de que esse número alcance 1 milhão de toneladas. Na China, 1,5 milhão de toneladas.

A sua energia é o nosso negócio.