Petroleiras investem no lítio para transição energética; veja quais empresas apostam no mineral.
Na onda da transição energética, as grandes petroleiras mundiais estão olhando para o lítio, mineral essencial para a transição energética, utilizado em baterias para veículos elétricos e armazenamento de energia renovável.
Chamado de “petróleo branco”, o lítio deve ver sua demanda crescer vertiginosamente, em mais de 40 vezes até 2040, segundo projeção da Agência Internacional de Energia (IEA, em inglês).
O mundo já começa a assistir uma corrida pelo mineral. Com cerca de 65% das reservas encontradas no Chile, Bolívia e Argentina, é na China a maior concentração do processamento do lítio.
O lítio é encontrado em depósitos de água salgada – e em salmoura – que existem naturalmente ou como subprodutos em campos de petróleo.
Muitos produtores de petróleo e gás têm produzido salmouras em campos petrolíferos que podem ser ricas em lítio. Nos Estado Unidos, o mineral foi encontrado em reservas de shale gas, na água produzida como subproduto durante a extração de petróleo e gás natural.
Além disso, as companhias de petróleo e gás podem utilizar as infraestruturas existentes de refinarias e oleodutos para o processamento e transporte de água contendo lítio.
A sua energia é o nosso negócio.