Pirâmide Solar ajuda a reduzir gasto de energia das atrações do Natal de Curitiba.
A sustentabilidade é um dos valores do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. Se em edições anteriores a preocupação com a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas esteve presente com iniciativas como bicicletas que geravam energia para iluminar árvores de Natal (2021) e o Natal da Família Folhas na Escola Municipal de Sustentabilidade (2022), em 2023, ela atingiu um outro patamar com a inauguração da Pirâmide Solar de Curitiba.
Durante toda a temporada natalina deste ano, a energia limpa gerada pelo parque fotovoltaico de Curitiba irá compensar o consumo de energia das atrações da programação. Mensalmente, a Pirâmide Solar de Curitiba é responsável pela produção de cerca de 350 mil KWh, energia mais que suficiente para suprir os 47 dias do consumo das decorações, apresentações e dos brinquedos das atrações do Natal de Curitiba, segundo estimativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A energia gerada pelos módulos fotovoltaicos da Pirâmide Solar é injetada na rede de distribuição da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) e o valor é abatido da conta de energia do município.
Números da Pirâmide Solar do Caximba:
– 8,6 mil painéis
– 4,55 MWp de potência instalada
– 30% da energia dos prédios públicos do município
– Mão de obra 100% local
– R$ 2,6 milhões de economia anual para os cofres públicos com gastos com energia da Prefeitura de Curitiba.
A sua energia é o nosso negócio.