Plano Safra 2023/2024 foca sustentabilidade no crédito rural.
O Plano Safra 2023/2024 terá como foco principal a produção sustentável de alimentos. A ideia do governo federal é que a principal política de crédito rural do Brasil impulsione a transição para a agricultura de baixo carbono, com uma produção agrícola regenerativa e ecológica.
O novo Plano Safra foi dividido em cinco eixos centrais. Veja como fica.
1. Produção de alimentos
O Plano Safra pretende incentivar o aumento da produção de alimentos para acompanhar um possível crescimento do poder aquisitivo da população.
2. Agricultura de baixo carbono
O uso de bioinsumos e a recuperação de áreas podem ser incentivados com benefícios como redução da taxa de juros.
3. Agricultura de mulheres e jovens
As mulheres ainda são minoria na direção da fazenda, representando apenas 19% entre os proprietários de imóveis rurais, enquanto os jovens são uma peça fundamental para garantir a sucessão geracional na fazenda.
4. Agroindústria
A agroindústria continua sendo um dos eixos centrais do Plano Safra. Nos anos anteriores, os agricultores podiam solicitar crédito para custeio e para investimentos na modernização de unidades agroindustriais da agricultura familiar e de cooperativas, dos setores agropecuário, aquícola e pesqueiro.
5. Máquinas
A produção de máquinas agrícolas é outro eixo central que já estava presente na política de crédito. No entanto, o governo federal planeja dar um foco maior a equipamentos menores que podem ser utilizados na agricultura familiar e estejam alinhados ao Programa Mais Alimentos. A expectativa é que a estratégia impulsione o investimento em bens de capital.
A sua energia é o nosso negócio.