Poluição elétrica: como gerar eletricidade afeta o planeta.
A poluição do setor elétrico, ou poluição elétrica, é causada durante a geração, distribuição e consumo da energia elétrica, em todo o planeta. A necessidade do uso da eletricidade pelo ser humano é incontestável, mas a maneira como ela é gerada, distribuída e consumida deve ser repensada.
Durante a COP 28, a Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, que ocorreu de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023, o debate central ficou por conta da transição energética.

Transição energética é um processo de mudança na matriz energética dos países. O objetivo é que as matrizes deixem de usar fontes de combustíveis fósseis, alternando para fontes limpas, de energia renovável.

A matriz energética brasileira é composta por cerca de 38% de fontes renováveis. Já a matriz elétrica – composta por todas as fontes de energia disponíveis para gerar eletricidade – é formada por quase 83% de fontes renováveis, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
No entanto, essa realidade não se reflete no resto do mundo: onde a geração de energia elétrica, por meio de fontes renováveis, não atinge 30%. Em termos de matriz energética, o valor é ainda mais baixo, cerca de 15%.
Os impactos causados são muitos, considerando ainda que a matriz elétrica mundial tem pouco mais de 70% de sua composição a base de combustíveis fósseis.

A poluição elétrica, ou poluição do setor elétrico, causada durante a geração, distribuição e consumo da eletricidade, está diretamente relacionada à poluição do ar, poluição da água, poluição do solo – com o descarte de resíduos sólidos – e com o aquecimento global e as mudanças climáticas, além dos impactos sociais, por consequência. Os dados são da European Environment Agency (EEA).

A sua energia é o nosso negócio.