Presidente da COP28 diz que petroleiras e indústria se comprometerão com a descarbonização no evento.
Mais de 20 empresas do setor de petróleo e gás e da indústria pesada concordaram em se comprometer a reduzir as emissões na cúpula climática da ONU, a COP28, e espera-se que mais se juntem ao grupo antes da conferência, disse o presidente do evento na segunda-feira (2). o sultão Al-Jaber afirmou que mais de 60 altos executivos das indústrias de petróleo e gás, cimento, alumínio e outras indústrias pesadas mantiveram conversações no domingo em Abu Dhabi para chegar a um acordo sobre um compromisso “firme” de reduzir as emissões de carbono antes da cúpula climática das Nações Unidas, que começa já no próximo mês.
A COP28 vai acontecer em Dubai entre 30 de novembro e 12 de dezembro. Jaber, que também é o chefe da empresa petrolífera estatal ADNOC, foi uma escolha controversa para liderar a cúpula porque seu país é membro da OPEP e um importante exportador de petról
Jaber não divulgou mais detalhes sobre as medidas acordadas nem identificou os executivos, mas disse que aqueles que aderiram serão nomeados após a conclusão do compromisso, que, segundo ele, será transparente e mensurável.
“Vou lançar meu programa na COP, e aqueles que querem ser vistos como atores energéticos responsáveis, confiáveis e comprometidos… este é o dia que eles precisam julgar: em qual campo vocês querem estar?”, disse Jaber.
A sua energia é o nosso negócio.