Projeto com energia solar criado por escola de Joinville é selecionado para evento nos EUA.
A equipe Los Valentinos, formada por alunos da escola municipal Padre Valente Simioni, de Joinville, vai representar o Brasil na etapa internacional da First Lego League (FLL) (Primeira Liga Lego em português), que acontecerá no Texas, nos Estados Unidos, em abril deste ano. Com uma proposta envolvendo energia solar, o grupo agora tenta arrecadar R$ 120 mil para custear a viagem.
Os estudantes têm entre 8 e 10 anos e desenvolveram soluções inovadoras para levar energia renovável aos moradores da Vigorelli, que incluem fornecimento de energia limpa e sustentável, dividida em duas etapas.
Na primeira, a equipe destaca a quantidade de água na região para propor a instalação de uma roda d’água que geraria energia para a comunidade. Já a segunda, propõe a utilização de placas solares para gerar energia limpa e renovável.
De acordo com Gilmara dos Santos, professora integradora de mídias e metodologias, o projeto contribui com soluções para desenvolvimento social da região.

— As crianças se tornaram agentes de mudança, inspirando outras pessoas a se envolverem com a causa da energia renovável e da sustentabilidade — destaca.

Formada pelos alunos Bernardo, Luiza, Mariana e Marlon, a equipe ficou com o primeiro lugar no projeto de inovação 2023, etapa Nacional da First Lego League. A participação no evento está sendo celebrada pela professora. As crianças, conforme ela, estão empolgadas e com mil planos.

— Representa um grande reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas crianças e um incentivo para que continuem buscando soluções inovadoras para os desafios do mundo real.
A First Lego League é uma competição internacional de robótica que desafia crianças e jovens a desenvolverem soluções inovadoras para problemas reais do mundo. A competição é dividida em diferentes categorias, de acordo com a faixa etária dos participantes.

A sua energia é o nosso negócio.