Quais são as duas formas de utilizar a energia solar?
No sistema de energia fotovoltaica, a luz solar é transmitida diretamente em eletricidade por meio de paineis solares fotovoltaicos, compostos por células fotovoltaicas feitas de materiais semicondutores, geralmente o silício. Quando a luz solar incide sobre as células, os elétrons são liberados e geram uma corrente elétrica. A eletricidade gerada pode ser usada imediatamente ou armazenada em baterias para uso posterior. As vantagens e desvantagens dos dois sistemas de energia solar devem ser analisadas.
Apesar de o sistema fotovoltaico não exigir um ambiente com alta radiação para funcionar, a quantidade de energia produzida depende da densidade das nuvens, quanto menor o número de nuvens no céu, maior será a produção de eletricidade. Essa forma de obtenção de energia é uma das mais promissoras e com crescente aumento por conta da redução dos preços e dos incentivos oferecidos no intuito que mais países adotem fontes renováveis de energia.
A energia solar heliotérmica, também conhecida como energia solar de concentração, é uma forma de aproveitamento da energia solar que utiliza espelhos ou lentes para concentrar a luz solar em um ponto focal. Essa concentração de luz solar gera calor, que é então utilizado para gerar eletricidade ou para fornecer energia térmica. Usada principalmente no aquecimento da água de casas, hoteis e clubes. São utilizados paineis solares (espelhos, coletores, heliostatos), que refletem a luz solar, concentrando-a em um único ponto no qual há um receptor.
Esse receptor contém um líquido, que é aquecido pela luz solar refletida nos painéis. O líquido é responsável pelo armazenamento de calor, aquece a água nas usinas e produz vapor.
A sua energia é o nosso negócio.