Quanto custa instalar energia solar em casa?
O preço dos painéis solares residenciais caiu, em média, 60% entre 2022 e 2025 para o consumidor final no Brasil
A geração própria de energia solar abastece, atualmente, mais de 4,6 milhões de imóveis no Brasil, entre residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, segundo balanço da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).
Em média, o retorno baseado no preço da conta mensal dividido pela economia pode fazer com que a instalação se pague em cerca de 3 anos. O tamanho do sistema necessário para bastecer uma família vai depender, principalmente, da região do país. Uma casa na região sudeste que consome 347 kWv no mês, precisaria de, no mínimo, um sistema de 3,3 kWp para suprir toda a sua necessidade de energia no período. Em uma casa no nordeste, o tamanho desse sistema tende a ser menor.
Ao todo, são cerca de 35 gigawatts (GW) de potência instalada em telhados e pequenos terrenos no País, com investimentos acumulados da ordem de R$ 164,1 bilhões. A tecnologia fotovoltaica já está presente em 5.563 municípios e em todos os estados brasileiros.
Fusões e aquisições no setor de energia solar no país cresceram 76% em 2024, acumulando 51 operações com impulso tanto no mercado de grandes usinas quanto na geração elétrica de pequeno porte. Levantamento da consultoria Greener mapeou 35 operações envolvendo usinas de energia solar que mudaram de mãos em 2024, somando pelo menos 3,6 gigawatts-pico (GWp) de potência. A quantidade desse tipo de transação praticamente triplicou em relação às 12 registradas no ano anterior.

A sua energia é o nosso negócio.