Nos dias 03 a 06 de outubro, acontecerá o Road Show ABGD – Huawei Solar, uma carreta-escola que ficará estacionada no Recife Antigo, onde serão ministrados minicursos e workshops gratuitos voltados para a capacitação em energias renováveis, especialmente a energia solar. A iniciativa é da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e tem patrocínio nacional da Huawei Solar. No Recife, a ação conta com a parceria da Connectoway Solar, empresa de distribuição de equipamentos para sistemas fotovoltaicos.
O Road Show ABGD Huawei é uma escola móvel que percorre o Brasil para capacitar e levar conhecimento em geração de energia solar. Serão oferecidos cursos gratuitos com quatro horas de duração, entre os dias 03 e 06 de outubro, com vagas limitadas em cada turma. Pela manhã, as capacitações ocorrerão das 8h às 12h e à tarde, das 14h às 18h. Os cursos técnicos serão divididos em Módulo Introdutório ou Módulo Integrador. As inscrições devem ser feitas no site https://abgd.com.br/roadshow/. A organizadora pede que os alunos levem 1kg de alimento não perecível, que será doado a instituições.
“A energia solar é um dos setores de geração de energia que mais cresce no Brasil. O Nordeste tem o segundo maior crescimento do país, perdendo apenas para Região Sudeste, o que mostra uma grande capacidade da região em ampliar a geração de energia solar”, explica Luzer Oliveira, Head De Energia da Connectoway Solar.
Os inscritos poderão conferir como funciona um sistema fotovoltaico, como é feita a conexão com a rede e as possibilidades de geração distribuídas. Nos módulos, serão abordados temas como conceitos básicos, oportunidades de mercado, segurança nos procedimentos de instalação e questões básicas relacionadas ao dia a dia do trabalho de um integrador.
A carreta é equipada com uma sala de aula, exposição de um sistema fotovoltaico e de equipamentos, uma sala de reuniões e uma cozinha, onde os alunos podem conferir a relação entre as cargas com a geração fotovoltaica.
De acordo com a pesquisa Estudo Estratégico Geração Distribuída – Mercado Fotovoltaico, da Greener, com dados relativos ao 1º semestre de 2022, a Região Nordeste foi a segunda que mais cresceu em potência acumulada no período, perdendo apenas para o Sudeste. O crescimento no Nordeste foi de 580 MW no período, enquanto no Sudeste foi de 835 MW. O crescimento por Estados do Nordeste se comportou da seguinte forma: Bahia (124 MW), Pernambuco (98 MW), Ceará (83 MW), Paraíba (75 MW), Maranhão (75 MW), Rio Grande do Norte (67 MW), Piauí (53 MW), Alagoas (35 MW) e Sergipe (10 MW).
A sua energia é o nosso negócio.