Robôs e drones para aumentar produção de energia solar.
A energia solar continua liderando a expansão da matriz elétrica no Brasil. Somente neste ano, o país instalou mais de 3.500 MW de potência, com a inauguração de 93 novas centrais solares fotovoltaicas, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Para aumentar a eficiência da produção em dois de seus principais complexos solares no estado de São Paulo, empresa tem apostado em inovações tecnológicas, como drones de monitoramento e robôs especializados na limpeza de painéis fotovoltaicos.
A empresa foi pioneira no Brasil ao adotar o uso de robôs na limpeza de painéis solares.

“Essas tecnologias têm contribuído para uma melhor performance dos equipamentos, redução do tempo de atividade e dos custos operacionais, além de garantir mais segurança aos nossos colaboradores”, afirma Alexandre Bezdiguian, coordenador da Operação de Usinas Solares da AES Brasil.

Como funciona
Nos períodos de seca, a maior quantidade de poeira no ar, associada a focos de incêndio, leva ao acúmulo de partículas sobre os painéis solares, o que reduz a captação de luz solar e, consequentemente, a produção de energia.

Para enfrentar esse desafio, a AES Brasil recentemente adquiriu dois novos robôs para a limpeza de mais de 550 mil módulos solares nos complexos de Ouroeste e Guaimbê, que juntos têm capacidade instalada de 328,3 MW.

A sua energia é o nosso negócio.