Setor da energia bateu recorde de emissões poluentes no planeta
Mesmo com cada vez mais investimento em energias renováveis, o setor da energia bateu recorde nas emissões de CO2.
De acordo com um relatório da Agência Internacional da Energia (IEA, na sigla em inglês), em 2022, as emissões do setor da energia atingiram os 36,8 mil milhões de toneladas de CO2, o que representou um aumento de 0,9%. Esta subida veio a reboque de duas fontes energéticas.
O ano passado, muitos países voltaram a virar-se para o carvão, como o Reino Unido, – as emissões de CO2 subiram 1,6% – depois de a Rússia ter invadido a Ucrânia e do gás ter atingido valores alarmantes.
Também as emissões relacionadas com o petróleo subiram, em grande parte porque o setor da aviação começou a recuperar do período da pandemia e os aviões voltaram aos ares.
A IEA refere ainda que os eventos climáticos extremos fizeram com que as pessoas utilizassem mais energia, o que fez subir as emissões.
Ainda que a notícia esteja longe de ser positiva, o relatório mostrou que o cenário poderia ser pior se não fosse o aumento exponencial das fontes de energia renovável, os veículos elétricos e as medidas de eficiência energética. Tudo isto permitiu evitar que 550 milhões de toneladas de CO2 acabassem na atmosfera em 2022.
A sua energia é o nosso negócio.