Tarifas de Trump devem subir preços da energia eólica.
As novas tarifas comerciais impostas pelo presidente americano Donald Trump, junto com restrições adicionais à importação, podem elevar os custos da energia eólica onshore nos Estados Unidos, freando potencialmente o crescimento do setor.
ntitulado “Guerra comercial afeta a energia eólica onshore dos EUA”, um estudo alerta que as tarifas propostas por Donald Trump — 25% sobre as importações do México e Canadá e 10% sobre as importações chinesas — podem elevar o custo das turbinas eólicas em 7% e aumentar os custos gerais dos projetos em 5%, considerando a atual configuração da cadeia de suprimentos dos EUA.
“Políticas protecionistas aumentarão os custos de capital para projetos eólicos”, afirma Endri Lico, analista sênior da Wood Mackenzie.
“Em um cenário com tarifas universais de 25% sobre todas as importações, o impacto seria ainda maior, com um aumento de 10% nos custos das turbinas e de 7% nos custos gerais do projeto. Isso teria efeitos significativos na indústria, colocando alguns projetos em risco devido a questões econômicas.”
A indústria eólica nos EUA depende fortemente de importações, especialmente de componentes como lâminas, sistemas de transmissão e equipamentos elétricos.
Em 2023, os EUA importaram US$ 1,7 bilhão em equipamentos relacionados à energia eólica, sendo que 41% dessa importação veio do México, Canadá e China.
Lico observou que as tarifas não são uma novidade para o setor eólico.
A sua energia é o nosso negócio.