Utilizando litros de garrafa pet para gerar energia solar, ONG brasileira se destaca no mercado de energia renovável.
O acesso à energia limpa e sustentável é uma das metas da Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável, mas infelizmente o Brasil ainda não conseguiu alcançá-la. No entanto, existem organizações da sociedade civil que estão trabalhando para mudar esse cenário, democratizando e ampliando o uso da energia renovável. Uma delas é a Litro de Luz, uma ONG nascida nas Filipinas que tem usado energia solar para iluminar áreas periféricas do Brasil.
Por meio de uma invenção brasileira e materiais recicláveis, a Litro de Luz produz lampiões e postes de iluminação carregados pela luz do sol, oferecendo soluções acessíveis que custam em média R$ 2.000 e R$ 4.000. Com isso, a organização está contribuindo para levar luz a quem mais precisa, além de promover a sustentabilidade e a conscientização ambiental.
O projeto da Litro de Luz engloba três tipos de tecnologias de iluminação capazes de gerar energia renovável: um dispositivo portátil para iluminar ambientes internos, um poste para iluminação fixa nas ruas e luminárias para áreas de convivência que são utilizadas durante a noite.
De acordo com Tayane Belem, gerente de Marketing e Parcerias da organização, garantir a iluminação das comunidades é uma ação de extrema importância. Através da iluminação, os moradores conseguem ter acesso a diversas atividades, como estudar à noite, chegar em casa com segurança e até mesmo produzir artesanatos para complementar sua renda.
A sua energia é o nosso negócio.