Ventos fortes? Estas torres de energia eólica dobram, mas não quebram
As turbinas de energia eólica estão cada vez maiores: um novo projeto desenvolveu uma torre três vezes mais alta do que a Estátua da Liberdade, com pás do tamanho de um campo de futebol. Estas medidas colossais tornam a produção de energia mais barata. Mas também dificultam a produção de equipamentos resistentes a ventos fortes.
Para resolver este problema, em vez de se concentrar na resistência, uma equipe de engenheiros criou pás que podem se dobrar durante a passagem de um furacão.
As turbinas de energia eólica padrão ficam posicionadas contra o vento, correndo o risco de que, durante ventos fortes, suas pás sejam pressionadas para trás, atingindo a torre e derrubando-a. Isso raramente acontece, já que as pás são projetadas para resistir a tempestades.
O novo projeto, chamado Segmented Ultralight Morphing Rotor, ou SUMR, posiciona a turbina na direção do vento para garantir que, mesmo que as pás se dobrem, não atinjam a torre.
Assim, as pás podem ser mais leves, o que significa que todo o sistema também pode ser muito maior. Novos avanços também possibilitam o uso de duas pás, em vez de três, reduzindo ainda mais o peso.
A sua energia é o nosso negócio.