Os estados brasileiros que produzem mais energia eólica e solar.
Quais são os estados brasileiros que mais produzem energia eólica e solar? Essa é uma pergunta importante já que segundo o Balanço Energético Nacional (BEN 2023), 88% da eletricidade no Brasil é produzida a partir de fontes de energia renovável. Além disso, o Brasil registrou, em 2023, a maior produção de energia limpa desde 2011.
Esse crescimento na produção de energia renovável vem a calhar, pois acompanha o aumento contínuo da demanda por eletricidade.
Essa demanda aumenta em tempos de crise climática e desafia a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa no planeta.
Dados do Programa de Transição Energética mostram que as energias eólica e solar continuam se expandindo na matriz elétrica brasileira.
Quais estados brasileiros produzem mais energia eólica e solar?
A geração de eletricidade por meio de parques eólicos, em 2023, representou 12% de toda a matriz energética, atingindo 81632 MW (megawatts).
Ao todo, são 916 parques eólicos, distribuídos entre 12 estados brasileiros, nas regiões nordeste, sul e sudeste. A região nordeste é responsável por pouco mais de 92% de toda a produção eólica do País.
Dos 9 estados nordestinos, apenas Alagoas não participa da estatística. A Bahia é a maior geradora de eletricidade a partir de energia eólica do Brasil, seguida de perto pelo Rio Grande do Norte.

Na região sudeste, o único parque eólico em funcionamento está localizado no Rio de Janeiro. Na região sul, todos os estados geram energia eólica.
Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará e Rio Grande do Sul são os cinco estados que mais geram energia eólica no país.
Os cinco maiores geradores de energia solar fotovoltaica do Brasil são, nessa ordem: Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Piauí e Ceará.

Boa parte da geração de energia solar e eólica no Brasil vem das modalidades de autoprodução, mini e microgeração distribuída.

A sua energia é o nosso negócio.